Hardware
17-03-2014 22:40
Dispositivos de entrada:
permitem a comunicação no sentido do utilizador para o computador, este pode controlar ou interagir com a execução de aplicações multimédia.
Exemplos: Teclados, Ratos, Touchpads, Joysticks, Trackballs, Scanners, Câmaras digitais, Microfone,etc.
Dispositivos de saída:
permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador, os dispositivos de saída relacionam-se com a reprodução de aplicações multimédia.
Exemplos: Monitores, Placas gráficas, Impressoras, Projectores de vídeo, Altifalantes, Auscultadores, placas de som, etc.
Dispositivos Mistos (ou de entrada e saída):
permitem a comunicação em ambos os sentidos do computador para o utilizador e vice-versa. Estes dispositivos permitem ao utilizador interagir com as aplicações multimédia.
Exemplos: Placas de som, Dispositivos de ligação a redes, Touch screens e Placas de captura de TV, etc.
Dispositivos de armazenamento:
permitem guardar dados de forma permanente ou semi permanente, estes podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e ópticos.
Dispositivos Magnéticos:
-
Disco rígidos: Permitem armazenar grandes quantidades de informação que é acedida aleatoriamente, podem ser designadas por internos ou externos, conforme estão instalados dentro ou fora do computador. A vantagem dos discos externos é permitir transportá-los de forma mais fácil para outros computadores.
Disco Rígido |
- Bandas magnéticas: Utilizam a electromagnetização das partículas de forma sequencial. São o suporte mais económico de armazenamento de grandes quantidades de dados, e por isso as mais indicadas para fazer cópias de segurança da informação.
Cartões com Bandas Magnéticas |
Dispositivos Semicondutores:
-
Cartões de memória: Servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. São usados em diferentes tipos de dispositivos harware, como as câmaras fotográficas digitais, telemóveis e leitores de MP3.
Cartões de memória USB |
-
Pen drives: Servem para armazenar dados e ligam-se ao computador através de uma porta USB, constituem um meio prático para transporte de dados, não necessitando de instalação do software. O tamanho, custo, e a capacidade de armazenamento, a fiabilidade e a taxa de transferência de dados pode ser considerada boa.
Exemplos de Pen Drives |
Ópticos:
São os dispositivos em que a leitura e a gravação dos dados são realizados através da tecnologia laser, como por exemplo:
CD:
Tipo de CD´s:
- Para gravação: CD-R, CD-RW, Mini-CD, etc.
- Sistemas de ficheiros: ISSO 9660 (CDFS) [ nivel1, 2, 3 ], Extensão Joliet, Extensão Rock Ridge, Extensão El Torito, ISSO 13346 (ECMA-167), UDF, Mount-rainier
- Formatos: Áudio ( ex: CD-Digital Áudio, CD-Text, Enhanced Music CD ), Vídeo e dados ( ex: CD-ROM XA, Photo-CD, Video CD, Super Video DC, CD multi-sessão )
DVD:
Tipos de DVD´s:
-Para gravação: DVD-R, +R, DVD-RAM, DVD-RW, +RW, Mini-DVD, etc.
- Formatos: Áudio ( DVD áudio ), Vídeo e dados ( DVD vídeo, DVD ROM, Híbridos, Blue-ray )