Multimédia linear e não-linear
Ponto 1 - Multimédia linear:
( O PDF é um exemplo de multimédia lienar)
A linearidade é a passagem de conteúdos multimédia através de acções pré-programadas. Em multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.
Vantagens:
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A linearidade é bastante objectiva, dando ao utilizador apenas o que necessita. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com acessórios.
Desvantagens:
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A linearidade torna-se bastante monótona para o utilizador. Pode inclusive ser uma tarefa difícil aprender a utilizar a linearidade porque não tendo interacção com a máquina, não lhe é tão fácil aprender pelo facto de estar limitado apenas a assistir.
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Uma pessoa ao ver televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições, como o volume e a luminosidade, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido.
Ponto 2 - Multimédia não lienar:
Vantagens - A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois permite a interacção com o computador e com o que está a aprender, ou seja, "é a fazer que se aprende".
Um quadro interactivo permite ao utilizador interagir com o sistema. |