Multimédia linear e não-linear

17-03-2014 22:03

Ponto 1 - Multimédia linear:

( O PDF é um exemplo de multimédia lienar)

A linearidade é a passagem de conteúdos multimédia através de acções pré-programadas. Em multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.

Vantagens:

  • A linearidade é bastante objectiva, dando ao utilizador apenas o que necessita. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com acessórios.

Desvantagens:

  • A linearidade torna-se bastante monótona para o utilizador. Pode inclusive ser uma tarefa difícil aprender a utilizar a linearidade porque não tendo interacção com a máquina, não lhe é tão fácil aprender pelo facto de estar limitado apenas a assistir.

Exemplo:
  • Uma pessoa ao ver televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições, como o volume e a luminosidade, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido.
 
 
 
 
 

Ponto 2 - Multimédia não lienar:

 
A Não-linearidade, em multimédia, é quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, podendo interagir com ele a decidir o desenrolar da apresentação.
 

Vantagens -  A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois permite a interacção com o computador e com o que está a aprender, ou seja, "é a fazer que se aprende".

Desvantagens - Num ambiente não-linear o utilizador pode ficar mais confuso e até mesmo "perder-se" no sistema. Isto pode ocorre devido ao facto de ser o utilizador quem escolhe um de vários caminhos que tem à sua disposição.
 
Exemplo - Um dos maiores desafios do software educativo multimédia é o seu potencial modo não-linear de tratar a informação que contrasta fortemente com o processo linear tradicional de ensinar passo-a-passo. 
Um quadro interactivo permite ao utilizador interagir com o sistema.