Software
Software
Introdução
O software e á parte lógica do computador, ou seja os programas, e é o software que permite o funcionamento do hardware. De seguida, são apresentados os principais recursos de software.
- Gráficos vectoriais:
As imagens criadas com programas vectoriais, ou de desenho, baseiam-se em fórmulas matemáticas e não em coordenadas dos píxeis. Os gráficos/desenhos vectoriais são descritos por equações matemáticas que representam uma série de elementos 2D como as linhas, rectângulos, polígonos, curvas e etc., ou 3D como os sólidos ou outros volumes. Quando se trabalha com um programa vectorial, não se mexe na resolução da imagem.
Exemplos:
Adobe Illustrator
CorelDRAW
Macromedia freehand
AutoCad
- Gráficos bitmapped:
As imagens criadas com programa bitmap são constituídas por uma grelha de pequenos quadrados chamados píxeis. Cada quadrado é localizado de uma forma exacta e representado pela intersecção de uma linha com uma coluna. No formato bitmap as imagens são trabalhadas ao nível do píxel onde pode estar disponível uma vasta gama de cores. Quando uma imagem é criada num programa bitmap, não é fácil alterar partes, ou seja, não é possível clicar numa parte da imagem e movê-la. As imagens de alta resolução geram ficheiros de tamanho muito grande.
Exemplos:
Corel Paint shop pro
Jasc paint shop pro
- Som:
Existe muito software para trabalhar com som e que pode efectuar operações de captura, reprodução, edição, conversão de formatos e gravação em suporte óptico.
Para realizar a captura de som é necessário ter um software de captura ligado à placa de som e ao microfone. Por outro lado, a captura também pode ser realizada através da utilização de software MIDI (Musical Instrument Digital Interface), permitindo a ligação de outro tipo de hardware, como teclados musicais e outros instrumentos digitais. Para efectuar a reprodução de som é necessário ter um software de reprodução ligado à placa de som e às colunas.
Exemplos:
Gravador de áudio
3D MP3 Sound Recorder
Windows Media Player
RealPlayer
Nero
- Vídeo:
Existe diverso software para trabalhar com vídeo e que pode efectuar operações de edição, de conversão de formatos, de reprodução e de gravação em suporte óptico.
O software de edição de vídeo permite editá-lo, possibilitando a sua alteração.
Para efectuar a reprodução de vídeo é necessário ter um software de reprodução ligado à placa de vídeo e esta a um monitor, a uma televisão, etc. O software de conversão de formatos de vídeo permite convertê-lo, possibilitando que seja guardado em formatos diferentes dos iniciais.
Exemplos:
Windows Movie Maker
Divx Player
Windows Media Player
Adobe Premiere
- Animação:
A animação pode ser definida como a produção do movimento de imagens utilizando o computador. Na animação 2D, as imagens são criadas num espaço bidimensional e na animação 3D as imagens são criadas num espaço tridimensional, como se fossem filmadas por câmaras virtuais. Os desenhos animados e algumas animações em páginas web são exemplos de animação 2D. Por outro lado, jogos de vídeo, filmes de animação, desenvolvimento de aplicações de realidade virtual e efei5tos especiais são exemplos de animação 3D, onde os objectos animados apresentam texturas, sombras, transparências e brilhos que lhes conferem volume e profundidade.
Exemplo:
Macromedia Flash Professional
- Gestor de Fontes:
Os programas gestores de fontes permitem ao utilizador controlar as fontes instaladas, em cada momento, no sistema operativo, podendo, por isso, serem utilizadas na realização de trabalhos. As informações relativas às características de uma fonte são guardadas num ficheiro, o qual vai ocupar espaço de armazenamento no computador, pelo que é necessário gerir a quantidade de fontes que se instala no computador.
O Windows disponibiliza o programa Tipos de letra, acessível no painel de controlo, através do qual é possível, por exemplo, gerir e visualizar os tipos de letra instalados.
Exemplos:
Extensis Suitcase
Typograf