Tipos de média

16-03-2014 14:44

Quanto á natureza espacio-temporal

Na multimédia existe uma natureza espacio-tempral que pode ser dividida em 2 categorias: 

Tipos de média estáticos - Também podem ser chamados de discretos ou espaciais. Estes agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, ou seja, não se alteram com o tempo, tais como textos e imagens:
 
O texto pode ser apresentado de três formas possíveis:
 
 
 
1. Texto não-formatado - A representação de um texto não-formatado utiliza apenas conjuntos de caracteres, existindo um só tipo de letra (por exemplo, o programa Sticky Notes do MS Windows).
 
  
2. Texto Formatado - A aparência do texto é mais rica, ou seja, existem mais fontes e dimensões para os caracteres (mais do que um estilo de letra). A aparência do texto no ecrã pode ser equivalente à aparência em páginas impressas (por exemplo, um texto produzido no Microsoft Office Word).

 

3. Hipertexto - Este formato de representação permite navegar entre quaisquer documentos de texto por intermédio de hiperligações. Uma hiperligação é uma palavra destacada com sublinhado, e geralmente de outra cor, que através do clique do rato, nos remete para outra parte do documento, ou mesmo para outro documento. O Hipertexto define-se como sendo um texto não-linear, em baixo um esquema de hipertexto.

 

 

 

 

 

   A apresentação de imagens pode ter duas formas possíveis:

1. Imagens bitmap - Correspondem a fotografias e são descritas através de pixeis, como se vê na imagem em baixo.

2. Gráficos - correspondem a esquemas e são descritos em termos de objectos. Podem ser gráficos para transmitir algum tipo de informação ou de visualização como os gráficos de jogos (ver imagem em baixo).

                Tipos de média dinâmicos -  Incluem tipos de informação multimédia cuja representação exige uma reprodução contínua ao longo do tempo, como por exemplo o Áudio, o Vídeo e a Animação.

  • Áudio - Corresponde à reprodução electrónica de som nos formatos analógicos (cassetes) ou digital (CD's). 
  • Vídeo - Representação electrónica de uma sequência de imagens nos formatos analógicos (cassetes) ou digital (DVD's).
  • Animação - Corresponde ao movimento sequêncial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
 

Quanto é sua origem

Os objetos em multimédia podem ter duas origens diferentes:

  • Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (fotografias, vídeos, etc), (ver imagem em baixo exemplo de fotografia).
 
  • Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.